Há mais britânicos a estudar português

naomHá mais britânicos a estudar português

O General Certificate of Secondary Education (GSCE) é uma qualificação académica em vigor no Reino Unido.

A opção pelo estudo de línguas estrangeiras diminuiu no Reino Unido, perdendo destaque para áreas ligadas às ciências e tecnologias. Curiosamente, entre as línguas estrangeiras que os alunos britânicos podem estudar, o português foi das poucas línguas a ter um aumento de alunos.

Em causa está uma qualificação académica, o General Certificate of Secondary Education (GSCE), habitualmente obtida por alunos entre os 14 e os 16 anos. No Reino Unido, todos os alunos têm disciplinas obrigatórias, casos de inglês e matemática, mas também disciplinas opcionais que têm de escolher. E é neste campo que entram as línguas estrangeiras.

Conta o The Guardian que línguas como o francês, o alemão e o espanhol tiveram uma quebra no número de inscritos. Em sentido inverso, o mandarim, o árabe e o português subiram nas escolhas dos jovens estudantes britânicos.

Entre as línguas estrangeiras, o mandarim deu um ‘salto’ de 18% em relação ao ano anterior no número de inscritos, tendo agora 3.710 alunos. Logo de seguida surge o português, com uma subida no número de alunos na ordem dos 8,9%, enquanto o árabe teve 3,8%.

O The Telegraph recorre à Polónia (outra língua estrangeira com mais alunos este ano, embora com uma subida marginal) para sugerir que a emigração poderá ter contribuído para esta subida, havendo mais alunos a escolher estudar a sua língua nativa – o que ajuda também a perceber o decréscimo de línguas como o francês e o alemão, línguas de países com baixas

Citado pela imprensa inglesa, Vicky Gough, consultor na área de educação no British Council, alerta que o Reino Unido “corre o risco de se atrasar” em relação ao resto do mundo, no domínio de outras línguas.

Mesmo vendo como positivo o aumento de alunos de mandarim e português, Gough considera que “não é o suficiente para compensar” as quebras no número de estudantes de línguas. Neste campo, são mesmo as ciências e as tecnologias que estão cada vez mais a captar a atenção dos jovens alunos, enquanto o estudo de línguas mantém o seu declínio.

Fonte: Notícias ao Minuto

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes