Fifa anuncia frequências de rádio para audiodescrição dos jogos da Copa

Fifa anuncia frequências de rádio para audiodescrição dos jogos da Copa

copaSão Paulo – Quatro estádios terão canais exclusivos para torcedores cegos ou com baixa visão

A Fifa anunciou no início do mês os canais em Frequência Modulada (FM) que serão destinados para a realização de audiodescrição dos jogos da Copa do Mundo. Quatro estádios terão o serviço que é destinado para pessoas cegas ou com baixa visão. A audiodescrição é semelhante à narração de rádio, mas com ênfase na experiência do estádio.

O narrador especialmente treinado fornece uma descrição adicional de todas as informações visuais significativas, como linguagem corporal, expressão facial, entorno, lances, uniformes, cores e qualquer outro aspecto importante para transmitir a aparência e o ambiente do estádio. Os torcedores que compraram ingressos para os jogos que contarão com o serviço de audiodescrição devem levar fones de ouvido e um rádio pequeno portátil ou smartphone com um receptor FM para acessar o serviço, sintonizando as frequências determinadas. O serviço é gratuito e começa dez minutos antes do início do jogo.

Apenas quatro estádios contam o serviço. Em Belo Horizonte, a frequência será 103.3 FM, em Brasília 98.3 FM, no Rio de Janeiro 88.9 FM) e em São Paulo em 88.7 FM. Vale ressaltar que este serviço estará disponível somente no interior dos estádios. “O serviço de audiodescrição fala como a torcida está se portando, quais são as brincadeiras, como o juiz corre… Algumas coisas que ninguém acha que são importantes, porque estão todos vendo”, diz Anderson Dias, presidente da Urece Esporte e Cultura para Cegos, ONG parceira da FIFA e do COL que trabalha com projetos especiais para pessoas com deficiência visual.

“Na audiodescrição de avaliação de voluntários, ouvi o gol do Ronaldo na final da Copa do Mundo de 2002 e ouvi que o Oliver Kahn fica no chão, chateado, triste, e o Ronaldo sai comemorando de braços abertos. Isso se perde nas transmissões de TV e rádio”, completa Dias, que foi bicampeão mundial e campeão paralímpico de Futebol de 5 em Atenas 2004.

Fonte: TudoRadio.com

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes