Evento discute implementação de políticas para falantes de línguas de sinais
A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como Língua Oficial do Estado Brasileiro em 2002 (Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002) e em 2005 tivemos o Decreto nº 5.626, visando a fortalecer a legislação vigente e a indicar ações para o desenvolvimento da LIBRAS no campo social e acadêmico. No rastro dessas ações jurídicas, emergem importantes iniciativas que visam a ampliar o uso de línguas de sinais em variados contexto. O turismo é o centro das atenções de uma palestra a ser realizada em Palhoça, Santa Catarina. Leia a notícia e participe do evento:
Palestra incentiva turismo para surdos no Centro Histórico de Florianópolis
Com o objetivo de apresentar à comunidade os resultados de pesquisas e projetos de extensão relacionados à área de educação bilíngue, acontece neste sábado, dia 23, a palestra “Turismo Acessível para o Público Surdo no Centro Histórico de Florianópolis”. O evento é relacionado a ações realizadas pelo Câmpus Florianópolis-Continente em conjunto com o Câmpus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
O evento é gratuito e será realizado no auditório da Faculdade Municipal de Palhoça (Rua João P. dos Santos, 305, bairro Ponte do Imaruim) das 9h às 12h. A inscrição poderá ser feita no local e serão fornecidos certificados de participação no evento.
Na palestra, a professora Janaí de Abreu Pereira conta sobre a carência da infraestrutura de muitos lugares para o público surdo, a falta de profissionais qualificados para o bom atendimento, bem como a ausência da fluência na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A proposta do evento é envolver e sensibilizar guias e condutores que atuam no Centro Histórico de Florianópolis, que abrange Mercado Público, Praça XV de Novembro, Palácio Cruz e Souza, e Largo da Alfândega, verificando ainda a acessibilidade do surdo a esses locais.
Fonte: Portal do IFSC