Entre Corpos, Toadas e Batuques é um curso ministrado por Letícia Coelho em versão Online !

A proposta  é um encontro imersivo para se aprender sobre tradições populares brasileiras, também chamados brinquedos populares,  sob caminhos pedagógicos da oralidade em diálogo com métodos e pesquisas  acadêmicas decoloniais.

É objetivo desse curso trazer o conhecimento teórico-prático presente em manifestações populares brasileiras afro-ameríndias, partindo das músicasritmoscorporeidadedançasindumentárias e mitos fundantes de forma a acessarmos a energia lúdica que as sustentam e constroem sentido no mundo.

O convite é para educadoresmusicistasdançarinesbrincantescurioses e demais pessoas interessadas em pensar sobre noções de cultura,  artetradiçãoepistemologias afro-ameríndiasbranquitude e descolonização dos currículos de arte a partir dos nossos brinquedos populares. Ainda, ao realizarmos nossa imersão, serão compartilhados repertórios musicais, práticas rítmicas, jogos e materiais de pesquisa para que todes enriquecerem seu repertório e continuarem suas pesquisas individuais.

Ele acontecerá em cinco (5) encontros condensados, com duração de três horas (3h) cada, totalizando uma carga horária de quinze (15h). Haverá também um encontro agendado em duplas ou trios com duração de uma hora (1h).

Nessa edição contamos com uma convidada ministrando a aula de abertura! Uma pesquisadora, artista, educadora que possui grande vínculo com a tradição do CACUMBI de Santa Catarina. Imperdível!!

Haverá emissão de certificado.

Formadora 

Letícia é brincante, pesquisadora, educadora, compositora e instrumentista com formação na tradição popular. Ela iniciou sua trajetória na Zona da Mata mineira onde cresceu e perseguiu o desejo de aprender com Mestres e Mestras das Tradições Populares. Se formou percussionista, rabequeira através do aprendizado oral e seguiu seus estudos e pesquisas sobre formas de “aprender a aprender”. Estudou com Mestres da cultura popular como  Antonio Boi (Congado Airões MG), Dona Zezé de Yemanjá (Caixeira do Divino, MA), Humberto Maracanã (Boi de Matraca, MA), Assis Calixto (Côco raízes de Arcoverde, PE), Mestre Walter (Maracatu Estrela Brilhante, PE), Mestre Luiz Paixão (Cavalo Marinho Boi Brasileiro, PE),  Bangaly Konate, Mariama Camara e Djanko Câmara (Dança, percussão e tradição mandingue, Guiné Conacri).

Possui também trajetória acadêmica em pesquisas sobre organologia, construção de instrumentos musicais em grupos de cultura popular, ensino de música na tradição popular e processos de criação e composição. É Mestre em Antropologia Social/ Etnomusicologia(UFSC), Licenciatura em música (UDESC), Licenciatura e Bacharelado em ciências biológicas – botânica (UFV).

Em processos criativos, já compôs trilhas para espetáculos de dança e teatro, participou como musicista e dançarina de performances, dirigiu montagens teatrais e realizou processos de pesquisa-criação pela Amazônia (Duo Im Risco). Em 2018 lançou “Brota” seu disco autoral o qual também produziu.

Atua com formação de educadores musicais e arte educadores desde 2015. Foi professora da Escola Livre de Música (ELM) de Florianópolis formando professores da Educação Básica em Educação Musical, e ministrando aulas de musicalização para turmas de estudantes da faixa etária de 6 a acima de 60 anos. Foi professora formadora de processos educativos para professores da School Of Rock Brazil (SP) modalidade “Little wings”. É professora no Curso de Formação de Educadores da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica de São Paulo).

Leticia acredita na educação não escolar e tenta construir processos de aprendizado baseados na troca, no desejo e que conecte as diversas áreas do saber.

Se Inscreva!

LINK: https://leticiambcoelho.wixsite.com/leticiacoelho

De 2 de setembro à 7 de outubro.jpg

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes