Em Angola, Gabinete do Censo disponibiliza linha telefônica de apoio em quatro línguas
O Gabinete Central do Censo (GCC) disponibiliza a partir da próxima semana uma linha telefônica pública de esclarecimento às questões inerentes ao Recenseamento Geral da População e Habitação, informou, em Luanda, o coordenador-geral do Censo 2014, Camilo Ceita. “A linha telefônica estará disponível diariamente, e em quatro línguas: O português, o Umbundo, o kimbundo e o kicongo. Ao ligar-se à linha, o público poderá satisfazer algumas inquietações sobre este processo”, reforçou o responsável durante uma conferência de imprensa.
Sem revelar os números que preencherão a linha, Camilo Ceita disse que o projeto insere-se num conjunto de iniciativas que o Gabinete Central do Censo tem adotado, com vista a elucidar os cidadãos sobre este processo. Paralelamente a linha telefônica, o
coordenador-geral referiu-se igualmente às publicidades sobre o censo, a serem emitidas brevemente pelos meios de informação.
Em 2014, no mês de Maio, acontece no país o recenseamento geral da população e habitação, o primeiro em 40 anos. A operação de recolha, compilação, avaliação, análise e publicação de dados demográficos socioeconómicos para um retrato completo da situação do país. O Censo vai permitir avaliar as condições e necessidades do país por parte do Executivo angolano.
O censos 2014 compreende a realização de dois recenseamentos em simultâneo, população e habitação, permitindo, de forma inegável, a obtenção de informação estatística viável e atualizada, necessária ao acompanhamento e avaliação dos programas do Executivo, bem como à produção de indicadores que permitem avaliar os progressos realizados no âmbito dos objectivos de desenvolvimento do Milênio(ODM).
Fonte: Angopop