Educação estende implementação do ensino do umbundu nas escolas da Baía Farta, em Angola

A implementação do ensino da língua nacional umbumdu será extensivo, no presente ano letivo 2013, a todas escolas do município da Baía Farta (Benguela), afirmou o chefe da Seção de ensino da Direção Municipal da Educação, João Carlos.

Em declarações à Angop, o responsável disse que a língua nacional será dirigida aos alunos da primeira classe das 57 escolas do ensino primário existentes no município.

Para o efeito, iniciou segunda-feira, 25/03, a formação de 67 professores que lecionam as primeiras classes na localidade, visando habilitá-los na linguística umbundo, quer na escrita, como na falada.

O seminário com a duração de cinco dias, aborda temas sobre o panorama geral do guia do professor, orientações metodológicas para a inovação do ensino da leitura umbundu, formas de ministrar as aulas em umbundu, utilização de formadores do professor e do aluno.

A utilização de cartazes de conversação e som fonético, assim como o sistema de avaliação da língua nacional umbundu, figuram dos temas da ação formativa de docentes.

De acordo com João Carlos, a implementação do ensino de línguas nacionais responde a resolução nº 03/87 do Conselho de Ministros, que considera as línguas nacionais como suporte e veículo das heranças.

Fonte: Angop

Leia também: O ensino de línguas nacionais na Angola e sua expansão

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes