Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado neste sábado, 9 de agosto

Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado neste sábado (9)

Indígenas lutam para manter cultura e costumes de seus povos - Foto: Mayke Toscano/GEMT

Indígenas lutam para manter cultura e costumes de seus povos – Foto: Mayke Toscano/GEMT

Censo Demográfico 2010 revelou que o Brasil possui 817.963 mil indígenas, representando 305 diferentes etnias. Foram registradas 274 línguas indígenas

Neste dia 9 de agosto, o mundo celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Comemorada há 15 anos, a data, criada com o empenho e a participação de indígenas de várias partes do mundo, é fruto de uma conquista para a visibilidade internacional necessária para a defesa da integridade física e cultural que circundam esses povos.

Em mensagem por ocasião do Dia em 2014, a Diretora-Geral da Unesco Irina Bokova lembra que a data é uma oportunidade para que todos se mobilizem para acabar com as desigualdades que ainda existem na realização efetiva dos direitos dos povos indígenas. “Esta questão é fundamental hoje e no futuro, com vistas à configuração da agenda para o desenvolvimento pós-2015”, afirma Bokova.

Segundo o Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, o Brasil possui 305 diferentes etnias, totalizando 274 línguas indígenas. A atual população indígena brasileira, ainda segundo o Censo, é de 817.963 indígenas, dos quais 502.783 (61%) vivem na zona rural e 315.180 (39%) habitam as zonas urbanas brasileiras. Este levantamento revelou que em todos os Estados da Federação, inclusive do Distrito Federal, há populações indígenas. A Funai também registra 69 referências de índios ainda não contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.

indiostotalCom relação às 274 línguas faladas, o censo demonstrou que cerca de 17,5% da população indígena não fala a língua portuguesa.

No Brasil, a institucionalização do Dia Internacional dos Povos Indígenas tem contribuído para mudanças no reconhecimento de direitos desses povos. Nos últimos anos o acesso de povos indígenas à educação, inclusive à educação diferenciada é um dos avanços que vem sendo obtidos nos últimos anos.

Fonte: Portal Brasil

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes