Curso de Língua Tupi e História Cultural da Floresta
Curso de Língua Tupi e História Cultural da Floresta



online Via Zoom
*Serão oito encontros entre os meses de setembro a novembro de 2022.
Teremos duas opções de dia e horário:
Nas segundas feiras:
Das 17hs às 18h15.
Ou nas quartas feiras:
Das 17h45 às 19hs
O objetivo deste curso é, em primeiro lugar, trabalhar conexões da ancestralidade brasileira à milenar presença indígena manifesta na ancestralidade da cultura e proto-língua Tupi, de aproximadamente 5000 AP, como uma das línguas originárias da Floresta Amazônica, também vivenciada na Floresta Atlântica, e que nestas florestas nomeiam plantas, animais e desvelam um modo de vida e visão de mundo que se constituiu milenarmente conjunta a uma ampla biodiversidade florestal.
A estrutura das línguas indígenas diferem das línguas da família latina/românica (do Tronco Indo-Europeu) representando uma visão de mundo muito diversa da transmitida pela língua em que fomos colonizados, o português.
O estudo das línguas indígenas pode nos possibilitar o resgate de uma memória da floresta a partir de uma perspectiva dos povos e culturas da floresta que está remanescente na ancestralidade do território que nomeamos de Brasil.
A nível linguístico iremos verificar desde as chaves de pronúncia à estrutura gramatical que possa nos possibilitar a tradução de textos e a fluência na compreensão da fala. Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, a nível histórico, arqueológico, biogeográfico e sociocultural o estudo do Tupi pode também elucidar a presença desta língua tanto na toponímia dos territórios quanto no vocabulário do português falado no Brasil.
O curso engloba uma bibliografia básica que evidência a importância histórica e cultural das línguas indígenas como línguas ancestrais surgidas nas florestas (como as presentes aqui) e o estudo da descolonização do pensamento e imaginário nacional.





O curso terá 8 encontros de uma hora e quinze minutos semanal durante dois meses.


Contato e inscrição solicitar por WhatsApp
:

(11) 934629664





Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.