Celpe-Bras: Abertas inscrições do exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros

celpebraslogoNessa quinta, 11/02, foram abertas as inscrições para a primeira edição de 2016 do exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 (de Brasília) do dia 2 de março.

As provas serão realizadas entre 26 e 28 de abril, em 25 postos aplicadores credenciados no Brasil e em 65 no exterior. O edital nº 1, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre esta edição do exame, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 29 de janeiro.

Obtenha mais informações no edital nº 1, de 28 de janeiro de 2016

As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do Celpe-Bras

 Podem participar do exame candidatos estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, cuja língua materna não seja o português, com no mínimo 16 anos completos na data do exame. A escolaridade mínima deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

As provas terão avaliações orais e escritas. Na parte escrita haverá duas tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (uma tarefa baseada em vídeo e outra em áudio) e duas que integram leitura e mais uma produção escrita. A avaliação oral compreende atividade de interação face a face, com duração de 20 minutos — o candidato terá de conversar sobre tópicos do cotidiano e de interesse geral, por exemplo.

De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação. Os resultados da primeira edição serão divulgados no Diário Oficial na data provável do dia 15 de julho.

Inscrição – Para que a inscrição seja validada, é necessário seguir três etapas importantes. A primeira consiste no preenchimento correto de todos os dados solicitados na ficha de inscrição, realizado exclusivamente via internet. Já a segunda incide no pagamento da taxa de inscrição. E a terceira etapa está relacionada à entrega da documentação de identificação atual (podendo ser o passaporte) ou documento oficial de identificação, mais o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, até o dia 4 de março.

O coordenador do posto aplicador terá até as 23h59 de 9 de março para a realização da homologação das inscrições, pela internet, por meio de sistema eletrônico do Inep.

Reconhecimento — O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente em empresas e instituições de ensino. De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado nos níveis de proficiência intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Fonte: Portal do MEC

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo