Banca examinadora da UFT-Araguaína vai até aldeia Krahô e aprova tese de doutoranda

Defesa de tese da doutoranda Marcilene de Assis Alves Araújo ocorreu diante da comunidade indígena.

Defesa de tese da doutoranda Marcilene de Assis Alves Araújo ocorreu diante da comunidade indígena.

Banca examinadora da UFT-Araguaína vai até aldeia Krahô e aprova tese de doutoranda

Tese de Marcilene de Assis Alves Araújo, intitulada “Eventos de Interação nos Ritos Krahô (Jê): Implicações para o Ensino Bilíngue na Aldeia Manoel Alves Pequeno”, focou na investigação de caráter intercultural, bilíngue e multidisciplinar, sobre a educação escolar Krahô.

Fernando Almeida |  Fotos: Arquivo pessoal

Um feito raro marcou a história do mundo acadêmico, no último dia 1º/12 no Norte do Tocantins. A banca examinadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína, deslocou-se até aldeia Manoel Alves Pequeno, da etnia Krahô em Goiatins (TO), para avaliar a tese da doutoranda Marcilene de Assis Alves Araújo.

uft2Após assistir a ‘corrida da tora’, Marcilene chegou ao local da defesa da tese carregada por indígenas e vestida a caráter. Da mesma forma, a banca examinadora se acomodou numa mesa, com decoração típica da aldeia. Os índios também tiveram oportunidade de ver apresentação de uma pesquisa de carácter científico, sobre a própria comunidade onde vivem.

‒ Foi um marco na história da UFT e do PPGL/Campus de Araguaína, visto que foi uma prática inédita, uma vez que a academia, de modo geral, não permite esse tipo de prática, com isso, a Universidade Federal do Tocantins cumpriu seu papel social de levar o conhecimento acadêmico à população indígena – avaliou o orientador da pesquisa, Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque.

A tese foi intitulada “Eventos de Interação nos Ritos Krahô (Jê): Implicações para o Ensino Bilíngue na Aldeia Manoel Alves Pequeno”. E focou na investigação de caráter intercultural, bilíngue e multidisciplinar, sobre a educação escolar Krahô. Além de observar o repasse dos conhecimentos tradicionais feito pelos anciãos aos indígenas mais novos, por meio dos aspectos culturais dos indígenas, através dos rituais mantidos pela tradição oral.

uft3A aldeia Manoel Alves Pequeno, da etnia Krahô, fica localizada no município de Goiatins, distante 250 km de Araguaína. Após apresentação, a tese foi aprovada por unanimidade, com indicação de publicação. Isso por causa da relevância da pesquisa e a contribuição para Educação Escolar Indígena Krahô, no Tocantins e em todo o Brasil.

A banca foi composta pelos examinadores: Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque, Orientador e Presidente da Banca; Professora Drª Márcia Elizabeth Bortone (Examinadora Externa – UnB); Professora Drª Rosineide Magalhães de Sousa (Examinadora Externa – UnB); Professora Drª Karylleila dos Santos Andrade (Examinadora Interna – UFT) e a Professora Drª Maria José de Pinho (Examinadora Interna – UFT).

Fonte: Araguaína Notícias

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes