Avanço no ensino bilíngue da rede pública da capital é exposto durante maior evento de educação e tecnologia da América Latina

Os investimentos e avanços feitos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no campo educacional vêm refletindo em diversas partes do Brasil. Um exemplo disso é a presença do diretor do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) da Secretaria de Educação e Cultura da Capital (Sedec), Jonathan Vieira, que foi convidado para ser um dos palestrantes do maior evento de educação e tecnologia da América Latina que é o Bett Educar 2018. O evento aconteceu nesta sexta-feira (11), em São Paulo.

O tema da palestra foi ‘Educação bilíngue na escola pública: desafios e oportunidades’ onde ele expõe sobre o que vem sendo feito pela PMJP quando se trata de educação bilíngue na rede pública. Jonathan explicou que a Capital da Paraíba virou uma referência na rede pública de ensino em todo o Brasil quando se trata da aquisição de uma segunda língua. Falou também dos investimentos que a PMJP, por meio da Sedec, vem fazendo nessa área como a construção do Celest, parcerias internacionais como a do Consulado-Geral dos Estados Unidos.

Ele destacou ainda que a PMJP também promoveu, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), eventos voltados para os professores da língua inglesa como o 4º Encontro Paraibano de Professores de Inglês (EPPI) e a 2ª Conferência dos Professores de Inglês do Município, além da formação continuada para os professores da Escola Bilíngue Dom José Maria Pires.

“Isso mostra que nós estamos trilhando um caminho muito importante para o desenvolvimento da cidade como um todo, uma vez que a gente entende que ter o conhecimento de uma língua estrangeira como o inglês é um direito das pessoas, dos jovens para que eles se preparem para o futuro. Quando investimos nesse campo estamos investindo diretamente no futuro da cidade, no futuro do nosso Estado”, disse Jonathan Vieira.

Em janeiro deste ano, o prefeito Luciano Cartaxo entregou a primeira Escola Bilíngue da rede pública da Paraíba, situada no Alto do Mateus.

A Escola Dom José Maria Pires oferece disciplinas como matemática, geografia e história em dois idiomas. No contra turno, além de atividades lúdico-pedagógicas, os estudantes têm, durante três dias, aulas voltadas para o aprendizado da língua estrangeira, participando de atividades para o desenvolvimento da escuta, leitura e escrita em inglês.

Perfil – Jonathan Vieira possui bacharelado em Tradução pela Universidade Federal da Paraíba com foco nas línguas alemã e inglesa. É, também, bacharelando em Direito pela Faculdade de Ensino Superior da Paraíba e mestrando em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente atua como diretor-geral do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, além de ser coordenador da formação continuada dos professores de inglês da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, professor e tradutor de alemão e inglês.

O evento – a Bett Educar 2018 é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Congrega, anualmente, mais de 200 empresas nacionais e internacionais, mais de 30 startups do setor e cerca de 17.000 participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros, que se encontram com o propósito de buscar inspiração, discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de todos os educadores e estudantes.

Palestrantes – também participam Eduardo Vasconcellos que trabalha nas redes estadual e municipal do Rio de Janeiro como professor de Inglês. Na rede estadual, exerce a função de Diretor Geral do CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil Estados Unidos. É uma escola bilíngue de ensino médio com forte caráter intercultural. Na rede municipal, trabalha como professor regente do Ensino Fundamental – 2º segmento por 18 anos.

Tem também a participação de Rita Ladeia que atualmente é professora do curso de Pós-Graduação em Bilinguismo e Educação Bilíngue no Instituto Singularidades e leciona em uma escola de Educação Básica. Trabalha com formação de professores e como assessora nas áreas de planejamento e desenvolvimento de currículos bilíngues para diversas escolas.

“É muito importante essa participação de João Pessoa no evento. Foi uma das duas cidades, João Pessoa e Rio de Janeiro, que eu pensei em convidar quando a Bett Educar me pediu, se tinha alguma iniciativa interessante na esfera pública. Não é um projeto fácil de implementar, mas é admirável que haja locais, que haja cidades no Brasil, que já esteja tornando isso possível. Jonathan e Eduardo Vasconcellos estão representando duas iniciativas tão poderosas e que estão acontecendo de uma forma tão brilhante e de sucesso nos projetos”, afirmou Rita Ladeia.

Fonte: Prefeitura de João Pessoa

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes