Aldeias de Tarauacá são beneficiadas com quatro novas escolas
Em continuidade às ações de fortalecimento da educação também nas aldeias indígenas,o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), acaba de entregarquatro novas escolas indígenas no município de Tarauacá. O investimento, superior a R$ 360 mil, vai beneficiarestudantes de aldeias localizadas ao longo dos rios Muru, Tauari e Tarauacá.
As novas unidades educacionais fazem parte da política de expansão e modernização da rede, implementada pelo governo do Estado. Só este ano a SEE licitou a construção de dez escolas indígenas, beneficiando também comunidades de Feijó e Jordão.
Para o titular da SEE, Marco Brandão, esses investimentos representam o compromisso da atual gestão estadual com os povos tradicionais. “Desde 2011, construímos quase 80 novas escolas indígenas. Um investimento de R$ 3,5 milhões de reais na educação e valorização da cultura dessas populações”, enfatiza Brandão.
As escolas inauguradas esta semana funcionam na modalidade multisseriada, atendendo os alunos indígenas em dois turnos. O governo vai encerrar 2018 com a construção das últimas escolas indígenas. Obras de reconstrução, manutenção e reforma de unidades também estão sendo executadas.
Educação Indígena no Acre
O ensino nas aldeias atende em média 5 mil alunos todos os anos. Os professores que atuam na educação indígena são capacitados permanentemente, o que tem garantido elevação nos índices de aprendizagem.
O governo mantém mais de 160 escolas indígenas e anexos funcionando. Houve expansão da rede para atender o aumento dessa população e a criação de novas aldeias.
Além das aldeias, as etnias ocupam outros espaços no âmbito da Secretaria de Educação e Esporte (SEE). É o caso do Centro de Estudo de Línguas (CEL), que realiza oficinas para ensinar à comunidade os dialetos falados por alguns povos acreanos.
Ideb acreano
Os investimentos na educação pública do Acre têm refletido nos números alcançados pelos estudantes nas avaliações nacionais. O último resultado do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação no fim de agosto, colocaram o Acre entre os estados com as melhores notas.
Nas séries iniciais do ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano), o estado é o primeiro na região Norte. Nos últimos, (6 ao 9º), alcançamos o 5º melhor resultado do Brasil.
No ensino médio os números também são favoráveis. Os alunos do Acre alcançaram o 9º lugar a nível nacional.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.