A festa não esquece a luta na abertura do III Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

Foto: Henrique Almeida/Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC

Foto: Henrique Almeida/Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC

A festa não esquece a luta na abertura do III Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

A cerimônia de abertura do III Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (Enei) terminou com dança em roda na noite dessa segunda-feira, 28 de setembro, no auditório Garapuvu, antes do convite para a confraternização logo em seguida, no Centro de Convivência. O clima era festivo, com diversas apresentações e manifestações culturais, mas, em nenhum momento, alguém esqueceu que a ocasião também representa parte de uma luta que prossegue.

Clique aqui para acessar galeria de fotos.

Jibran Patté, representante dos xokleng que fez o primeiro discurso da noite, prometeu: “Será uma linda semana, com os tambores e os maracás que trouxemos”. E os maracás soaram no auditório durante toda a noite, junto com os aplausos que sublinhavam a atenção à questão maior: “A terra é um pedaço de nós, e tudo o que a toca nos toca também”, destacou.

Após a composição da mesa, o Hino Nacional foi executado por músicos kaingang em duas versões: português e kaingang. Em seguida, o Coral do Povo Indígena Guarani se apresentou e mostrou uma abordagem diferente, mântrica e espaçada, no tempo e estrutura da música. Primeiro da mesa a falar, o coordenador do evento, Paulo Capela, elogiou a iniciativa de trazer para a UFSC o evento. O representante do Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Dinaman Tuxá, observou que “ninguém veio para brincar, se divertir ou a passeio. Viemos para construir políticas de permanência na Universidade”. Ana Patté, graduada da UFSC em Licenciatura Intercultural Indígena e integrante da comissão organizadora do evento, disse: “Temos que ser protagonistas da nossa história”. Edinaldo Xukuru, representante da Universidade Federal de São Carlos (SP), que sediou o primeiro Enei, considerou que o movimento teve avanços, mas ainda são muitos os desafios. Simone Eloy, da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), onde foi realizado o segundo encontro, falou da importância de que “a universidade se pinte de povo, não o povo se pinte de universidade”.

Mas a fala mais aplaudida da noite, de pé, foi a de Rossandra Cabreira, representante da aldeia Kaiowá Jaguapiru, em Dourados (MS). “A gente vê nosso povo sendo massacrado, e ninguém faz nada. O que nós, acadêmicos, podemos fazer? A gente luta com as nossas armas, as da aprendizagem e do conhecimento; mas vemos os índios sendo obrigados a cumprir a lei e eles não. Eles podem matar 20, mas quem escapar vai voltar e continuar a resistência, até o fim”, garantiu. Teresa Dill, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), que discursou em seguida, notou que, após as palavras de Rossandra, pouco mais havia a acrescentar, mas reafirmou o compromisso da instituição com as lutas do povo indígena.

Nildo Ouriques, presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela), falou da relação do modelo de capitalismo adotado pela sociedade brasileira com a continuidade da opressão e a tentativa constante de embranquecimento da população do país. Também comentou a importância do contato com povos indígenas de outros países da América Latina. João Mauricio Farias, da Fundação Nacional do Índio (Funai), comparou as agressões aos indígenas brasileiros com a Faixa de Gaza. Várias das falas citaram também a formatura da primeira turma de Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC, em abril, e a reitora Roselane Neckel lembrou o início do curso: “Muita gente não entendeu quando os primeiros estudantes entraram no CFH, mas isso mudou”.

Depois de a mesa de autoridades ser desfeita, a cerimônia tomou rumo mais informal, com mais apresentações e manifestações culturais. Primeiro, representantes laklãnõ/xokleng apresentaram uma música de agradecimento, composta especialmente para a ocasião. A partir daí, vários mostraram músicas e danças, até o final, quando os presentes, índios e não índios, foram todos convidados a celebrar em uma grande roda sobre o palco. O encontro continua até esta sexta-feira, 2 de outubro, com palestras, seminários, debates, mostras culturais e representantes de povos indígenas de todo o Brasil.

Fábio Bianchini/Jornalista da Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC
Revisão: Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC
Fotos: Henrique Almeida/Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC

Fonte: Notícias da UFSC

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes