IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas: Identidades e Diásporas

cartaz_africabrasil_2015IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas: Identidades e Diásporas

O IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas: Identidades e Diásporas será realizado nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2015, no Campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Teresina-Piauí-Brasil.

Para maiores informações, acesse aqui a página do evento.

O Encontro, uma realização do Núcleo Estudos Pesquisas Afro (NEPA), do Mestrado Acadêmico em Letras (UESPI) e do Núcleo Estudos Literário Piauiense (NELIPI), terá conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, pôsteres, sessões de comunicações livres e minicursos.

Apresentação
O IV Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas: Identidades e Diásporas visa estabelecer intercâmbios dos saberes através da investigação científica e da interdisciplinaridade. Oportunizará o reconhecimento da História e do valor da Cultura dos afro-brasileiros, afrodescendentes e africanos pelo próprio negro e o não negro, a recusa dos estereótipos e preconceitos raciais elaborados ao longo de vários séculos de escravidão e desrespeito à humanidade dos povos e civilizações colonizadas pelo Ocidente. O evento promoverá o estudo, a produção e a publicação de textos acadêmicos relacionados aos temas da africanidade e da diáspora negra, sob a ótica da pluralidade de experiências, valores e saberes, da multiculturalidade, do respeito à diferença, possibilitando o debate e o conhecimento de conteúdos disciplinares atualizados nas áreas de Literatura, História e Cultura Afro-brasileiras, Africanas, Indígenas (Leis 10.639/2003 e 11.645/2008).

Contribuição
Este Encontro contribuirá para o ensino, a pesquisa e a extensão de literatura, história e cultura afro-brasileira e africana; abarcando também temas relacionados à história e à cultura indígena, gênero e representações. A proposta do projeto abriga os princípios de etnia e “raça”, o reconhecimento e a valorização da memória, da cultura, da religiosidade, a construção de identidades afrodescendentes, a resistência e o combate ao preconceito étnico-racial, promovendo o conhecimento de conteúdos disciplinares para o ensino de História da África e da Cultura afro-brasileira e indígena, previsto nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, o que “significa o reconhecimento da importância da questão do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação na agenda brasileira de redução das desigualdades” (2009, p.3), promovendo ainda as Ações Afirmativas e a escola como “lugar da formação de cidadãos”, bem como a valorização da pluralidade cultural do Brasil.

Finalidade
O nosso objetivo é promover estudos, sob a ótica da pluralidade e da multiculturalidade, do respeito à diferença, intercambiando experiências e saberes através da transmissão de conhecimentos e conteúdos disciplinares atualizados nas áreas de Literatura, História e Cultura Afro-brasileiras, Africanas, Indígenas (Leis 10.639/2003 e 11.645/2008) e Gênero. O evento cria novas perspectivas para o Mestrado em Letras da UESPI (Literatura, Memória e Cultura), primeiro Curso de Pós-Graduação stricto sensu desta IES, no seu quarto ano de funcionamento, para o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro – NEPA, para a Licenciatura em Letras e demais cursos de graduação da UESPI. Visa ao ensino, à formação continuada do corpo docente do Ensino Básico, à produção científica nesta IES, disseminando essas ações pedagógicas junto às instituições envolvidas no processo educacional e movimentos organizados da sociedade civil.

Histórico
O I Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas foi realizado em 2009 pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro – NEPA / UESPI. Contou com a presença de mais de trezentos participantes e, na ocasião, houve conferências, palestras e apresentação de comunicações. Este acontecimento abriu novos horizontes nos estudos acadêmicos relacionados à afrodescendência, africanidade e cultura indígena nesta IES, assumindo um compromisso que se estendeu além das fronteiras do Estado do Piauí para se tornar um evento de alcance nacional e internacional.

O II Encontro foi realizado de 15 a 18/11/2011, resultando nas publicações do Caderno de Resumos e Programação, dos Anais do evento, na organização e edição dos livros impressos Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, volumes 1 e 2, Teresina: EDUFPI; FUESPI, 2013.

Graças ao apoio irrestrito da CAPES através do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional e de Pesquisa – AUXPE, o III Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas constituiu-se numa das maiores realizações acadêmicas da Universidade Estadual do Piauí, alcançado expressiva notoriedade junto à sociedade piauiense e tornando-se uma referência nacional nessa área do conhecimento. No âmbito das atividades relacionadas à afrodescendência e africanidade, o III Encontro ocupou o lugar de maior abrangência e número de participantes em eventos acadêmicos do Estado. Nesta edição, contamos com a presença de aproximadamente 500 (quinhentos) participantes envolvidos durante a realização do Encontro, vinculados a 40 instituições de nível superior, tais como a UESPI (anfitriã do III Encontro), UFPI, IFPI, IESM / MA, UFMA, UEMA, IFMA, UFC, UNILAB / Redenção/CE, UNIPAMPA, UNB, UFRN, UFMG, PUC/BH, PUC/SP, UFPB, UNB, USP, UNIFESP/Hospital São Paulo, UFSC, UFU, Universidade de Lisboa, UFJF, UNICAMP, UEL / Londrina/PR, UFMT, ICF / Instituto Camilo Filho/PI, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, IFBA, UESB, UNIFACS, UFRB, Instituto de História da Universidade do Rio de Janeiro, CEFET / RJ, UFPE, UNIVERSIDADE DA MADEIRA, UNEB, UFBA / ACHEI / REDEPECT, UFRGS, UERJ, UEPB; além de representantes da SEPPIR, Cadernos Negros, ABAM, Academias de Letras do Piauí, dentre outras instituições.

Fonte: NEPA/UESPI

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes