A carta das línguas minoritárias e suas vulnerabilidades na Europa

O recente Congresso Internacional sobre Línguas Ameaçadas realizado no Minde trouxe à tona a necessidade de medidas imediatas para reverter a situação de mais de uma centena de  línguas em perigo de extinção na Europa. As discussões propostas nos convidam a aprofundar o debate, relembrando os preceitos da Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias.

A Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias é um tratado europeu (CETS 148) adotado em 1992 pelo Conselho Europeu para promover e proteger as línguas regionais e minoritárias históricas da Europa. Aplica-se somente aos idiomas empregados tradicionalmente (excluindo, portanto, idiomas empregados pela imigração recente de outros continentes), que possuem diferenças significativas com a língua majoritária ou oficial. Visa a salvaguarda dos direitos humanos e da democracia pluralista, através da regra de direito

As línguas que são oficiais em regiões ou províncias de unidades autônomas em um estado descentralizado (como o catalão, o galego o basco e o aranês na Espanha) não estão classificadas como línguas oficiais do estado e, portanto, podem se beneficiar da Carta. Estima-se que cerca de 40 milhões de cidadãos europeus utilizam regularmente línguas regionais ou minoritárias, sendo que a Unesco calcula que cerca de 30 linguas europeias minoritárias ameaçada.

 Abordando a proteção das línguas regionais ou minoritárias históricas da Europa, que em alguns casos estão em risco de extinção, contribui para a manutenção e desenvolvimento da riqueza e as tradições do continente cultural. Além disso, a possibilidade de utilização de línguas, tanto na vida privada e na pública é um direito inalienável. Ela também enfatiza que a proteção e promoção dessas línguas dentro do valor intercultural do multilinguismo não deve ser em detrimento das línguas oficiais e a necessidade de aprendê-las.

As línguas regionais e minoritárias da Europa constituem um recurso valioso e subutilizadas para o desenvolvimento das regiões da Europa.

Minorias linguísticas desempenham um papel importante no intercâmbio econômico, particularmente nas indústrias culturais, e muitas vezes são peças-chave no desenvolvimento da cooperação fronteiriça. Regiões que promovem as línguas minoritárias presentes em seus territórios estão colhendo os benefícios em termos de crescimento econômico.

Ao incentivar o seu uso na educação e no setor público e uma maior utilização da Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias, as autoridades locais e regionais podem dar suas regiões uma forte vantagem competitiva.

Texto oficial da carta: http://www.coe.int/t/dg4/education/minlang/textcharter/Charter/Charter_pt.pdf

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes