Professor da UFSC provoca indignação em sua terra natal
Nela, ele condena homenagem feita pela cidade ao agrimensor italiano Natale Coral, considerado um dos heróis da colonização. A acusação é feita com citações bibliográficas e até depoimento pessoal de histórias que teria ouvido quando adolescente, que rotulam o homenageado como “bugreiro”, que é um matador de índios.
A família reagiu indignada com uma nota em que questiona inclusive a universidade e promete adotar medidas judiciais para reparar o que considera acusação inverídica.
Classifica a atitude do governo municipal e da Câmara de Vereadores como uma atitude na contramão da história. Rampinelli lembra que enquanto no mundo estátuas de escravocratas são derrubadas de seus pedestais num ato de revisionismo histórico, a sua cidade constrói uma praça em homenagem a um “chefe de massacres indígenas”.
Citando livros, entre eles o escrito pelo padre local – já falecido – Monsenhor Quinto Davide Baldessar, com o título “Os Imigrantes”, Rampinelli acentua o que seria o requinte de crueldade liderado pelo atualmente homenageado. No vídeo que circula entre mãos de indignados conterrâneos do professor, a narrativa rica em detalhes do que teria sido o “massacre de palermo” na versão sulcatarinense. Observação que as pesquisas de google sobre “massacre de palermo” remetem a outro episódio, este ocorrido na Itália.
Em novembro de 2019 foi aprovado o projeto que denomina a Praça Natale Coral. No mesmo local, em maio de 2020, foi erguido no local um mastro que tem o equivalente à altura de um prédio de 6 andares e chega a 18 metros com uma base fortíssima de ferro e concreto. Refletores no alto do mastro iluminam a bandeira azul, que é a cor primordial do brasão da família Coral.
Sobre a polêmica governo municipal e Câmara de Vereadores ainda não se manifestaram.
Nicola Gava, um dos familiares revela que há no projeto inicial da praça, inclusive, uma homenagem aos índios Xokleng, que ocupavam as terras por ocasião da chegada dos imigrantes.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.