2º CIPLOM – Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL

A tendência mundial para conformação de integrações regionais favoreceu novos modos de circulação das línguas e seus falantes. No MERCOSUL, o espanhol e o português se multiplicam como nunca antes, suas funções nos campos econômico, científico e cultural e passaram a ser ofertas obrigatórias nas escolas da Argentina e Brasil. Com esta evolução se soma a oficialização do guarani e sua inclusão escolar no Paraguai bem como a cooficialização local de outras línguas.

O lema proposto para este CIPLOM é “As línguas na construção da cidadania sul-americana”, dado que a etapa atual do processo de integração regional, que deu lugar para a constituição da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), acentua a dimensão política e visa obter uma participação ampla das populações. Para isso, o domínio do espanhol e do português é fundamental, pois facilita o conhecimento do outro e torna possível o diálogo entre as diferentes zonas e países.

Da mesma forma, as línguas ameríndias constituem um vínculo importante entre as populações em ambos os lados das fronteiras estatais. A recente legislação que determina a inclusão das diversas línguas no sistema escolar e o desenvolvimento dos projetos de Ensino Intercultual Bilíngue e Plurilíngue requerem ampla discussão sobre as ações necessárias para serem postas em prática, portanto, o II CIPLOM é um âmbito pertinente. Convencidos de que a política e o planejamento linguístico são questões estratégicas para o desenvolvimento regional, os organizadores do II CIPLOM propõem a reunião de especialistas em ensino e pesquisa acadêmica, além de autoridades educativas encarregadas do planejamento e execução de projetos e programas nos países da região.

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes