Vídeo: “Línguas em perigo: por que esse tema importa”
Estima-se que há 7.000 línguas faladas no mundo, hoje, com 50% da população do mundo falando 50 línguas e os outros 50% falando 6.950 idiomas. No vídeo abaixo, Mandana Seyfeddinipur explica como a globalização, as mudanças climáticas, a urbanização e a instabilidade política estão causando a extinção de línguas a uma taxa equivalente à perda de diversidade biológica durante a extinção em massa dos dinossauros, e como isso afeta negativamente a diversidade cultural e diminui a capacidade de resistência social.
Notícia relacionada: UNESCO promove encontro para a revisão do seu Índice de Vitalidade das Línguas
Mandana Seyfeddinipur é linguista e diretora do Programa de Documentação Línguas Ameaçadas na Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres. O programa apoia a documentação de línguas ameaçadas de extinção em todo o mundo. Das cerca de 7.000 línguas faladas hoje, metade terá silenciado até o final deste século. A humanidade está perdendo sua diversidade linguística e essas línguas não escritas estão desaparecendo sem deixar vestígios. Seu trabalho prioriza a documentação de línguas e o conhecimento codificado por elas. Uma especialista no uso da linguagem e na multimodalidade, Seyfeddinipur apoia e capacita estudiosos em como criar coleções multimídias de línguas ameaçadas de extinção que documentam o conhecimento do nosso patrimônio cultural humano codificado na linguagem.
Esta palestra foi ministrada em um evento TEDx usando o formato de conferência TED mas organizado de forma independente por uma comunidade local. Saiba mais em http://ted.com/tedx
Fonte (em inglês): Canal TEDx Talks no Youtube