VI Colóquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso – ALED – Brasil – Estudos do discurso: questões teórico-metodológicas, sociais e éticas

aledbrpVI Colóquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso – ALED – Brasil – Estudos do discurso: questões teórico-metodológicas, sociais e éticas, de 27 a 30 de julho de 2016, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, na cidade de São Carlos, São Paulo, Brasil.

A Associação Latino-americana de Estudos do Discurso – ALED – foi criada em Caracas na Venezuela em 1995 e congrega estudiosos do discurso de diversas tendências teóricas e países latino-americanos: Argentina; Brasil; Colômbia; Chile; México; Porto Rico; Uruguai e Venezuela. Desde a sua criação, a ALED realiza de dois em dois anos em um dos países membros, congressos científicos internacionais com a participação de toda a comunidade científica latino-americana do discurso.

Cada um dos países membros conta com um delegado regional, que nos intervalos do Congresso Internacional da ALED, realiza em seu país um colóquio de estudos. No Brasil, já foram realizados até o presente momento cinco colóquios. O último foi realizado em São Carlos – SP, em 2014. Estes colóquios regionais têm como objetivos primeiros, por um lado, criar redes nacionais de pesquisa acerca do discurso e, por outro, discutir temáticas que serão efetivadas nas conferências e mesas redondas do Congresso Internacional da ALED.

No ano de 2016, a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – tem novamente a honra de ser a anfitriã do sexto colóquio. O VI Colóquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso – ALED-Brasil tem como tema “Estudos do discurso: questões teórico-metodológicas, sociais e éticas” e será realizado no período de 27 a 30 de julho de 2016. O evento, organizado pela Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso do Brasil (ALED-Brasil), com apoio do CNPq, está sendo promovido pelo Departamento de Letras, pelo Laboratório de Estudos Epistemológicos e Discursividades Multimodais – LEEDiM da UFSCar-CNPq, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFScar; pelo Programa de PósGraduação em Letras da UNIFESP; pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD e pelo Centro de Pesquisa Fórmulas, Estereótipos, Teoria e Análise – FEsTa da UNICAMP.

O colóquio promoverá discussões sobre questões teórico-metodológicas acerca dos estudos do discurso, bem como refletirá sobre as contribuições dos estudos do discurso para as prementes questões sociais e éticas da atualidade. A programação inclui 06 mesas-redondas e 08 minicursos de dez horas cada com a participação de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros, nos quais serão debatidos temas 2 atinentes aos estudos do discurso desenvolvidos no Brasil, na França, na Venezuela e na Argentina. Deixamos aqui nosso convite para você e seu grupo de pesquisa participarem do Colóquio compartilhando suas reflexões e inquietações discursivas.

Mais informações: anpoll.org.br

Fonte: Anpoll

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes