Três línguas indígenas canadenses são investigadas em estudo global sobre línguas maternas

Gary Humchitt, à direita, da primeira nação Kwakiutl, em Fort Rupert, B.C., e Shawn Edenshaw, à esquerda, da Primeira Nação Haida, usam esculturas tradicionais nas suas cabeças, enquanto aguardam para participar na Caminhada para a Reconciliação em Vancouver, B.C., 22/092013 - Foto: Darryl Dyck/The Canadian Press.

Gary Humchitt, à direita, da primeira nação Kwakiutl, em Fort Rupert, B.C., e Shawn Edenshaw, à esquerda, da Primeira Nação Haida, usam esculturas tradicionais nas suas cabeças, enquanto aguardam para participar na Caminhada para a Reconciliação em Vancouver, B.C., 22/092013 – Foto: Darryl Dyck/The Canadian Press.

Três línguas indígenas ainda faladas no Canadá incluídas num grande estudo

Três línguas indígenas ainda faladas no Canadá estão entre um grupo que está a ser estudado, numa altura em que investigadores tentam compreender como as crianças de todo o mundo aprendem as suas diferentes línguas maternas, noticiou The Canadian Press. O projeto global – liderado pela Universidade de Zurique – está a estudar o Dene, o East Cree, e o Inuktitut, entre 10 idiomas.

Leia também: First Nations languages explored in global study on mother tongues

Os investigadores já sabem que as crianças têm poucos problemas em aprender a falar a sua língua nativa. O que não é bem compreendido é como isso exatamente acontece.

Cerca de 7.000 línguas são faladas em todo o mundo, mas a maioria dos estudos até agora têm se concentrado nos grandes línguas europeias estruturalmente semelhantes.

Até um ponto, o Canadá foi o lar de mais de 70 línguas distintas das Primeiras Nações. Dados recentes sugerem que perto de uma dúzia desapareceram por completo e as outras – com poucas exceções – estão extremamente ameaçadas de extinção.

Um dos objetivos do estudo é identificar maneiras de ensinar línguas das Primeira Nações de forma mais eficaz aos adultos.

Grande parte da investigação inicial sobre o Inuktitut e East Cree já está em andamento ou foi concluída.

As outras línguas incluídas no estudo são o turco, o japonês, o russo, o Sesotho, que é falado no sul da África, o Yucatec Maya, no México, e o Chintang no Nepal e Indonésia.

Fonte: Correio da Manhã – Canadá

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes