Três línguas indígenas canadenses são investigadas em estudo global sobre línguas maternas
Três línguas indígenas ainda faladas no Canadá incluídas num grande estudo
Três línguas indígenas ainda faladas no Canadá estão entre um grupo que está a ser estudado, numa altura em que investigadores tentam compreender como as crianças de todo o mundo aprendem as suas diferentes línguas maternas, noticiou The Canadian Press. O projeto global – liderado pela Universidade de Zurique – está a estudar o Dene, o East Cree, e o Inuktitut, entre 10 idiomas.
Leia também: First Nations languages explored in global study on mother tongues
Os investigadores já sabem que as crianças têm poucos problemas em aprender a falar a sua língua nativa. O que não é bem compreendido é como isso exatamente acontece.
Cerca de 7.000 línguas são faladas em todo o mundo, mas a maioria dos estudos até agora têm se concentrado nos grandes línguas europeias estruturalmente semelhantes.
Até um ponto, o Canadá foi o lar de mais de 70 línguas distintas das Primeiras Nações. Dados recentes sugerem que perto de uma dúzia desapareceram por completo e as outras – com poucas exceções – estão extremamente ameaçadas de extinção.
Um dos objetivos do estudo é identificar maneiras de ensinar línguas das Primeira Nações de forma mais eficaz aos adultos.
Grande parte da investigação inicial sobre o Inuktitut e East Cree já está em andamento ou foi concluída.
As outras línguas incluídas no estudo são o turco, o japonês, o russo, o Sesotho, que é falado no sul da África, o Yucatec Maya, no México, e o Chintang no Nepal e Indonésia.
Fonte: Correio da Manhã – Canadá