Proposta para aproveitar potencial da língua portuguesa chega dia 14 ao parlamento galego

O parlamento regional da Galiza vai discutir na próxima terça-feira, dia 14 de maio, a proposta de lei de iniciativa popular, subscrita por 17 mil pessoas, de “aproveitamento do potencial” da língua portuguesa nesta região autônoma espanhola. A votação será exibida ao vivo, por volta das 11 horas da manhã, através do site do parlamento.

A proposta foi admitida em abril no, depois de validadas as assinaturas, e será levada a plenário pelo Partido Popular (PP) da Galiza, com maioria absoluta no órgão, conforme anunciou esta semana o representante do grupo parlamentar. “Este é um dos poucos canais que a cidadania tem no processo legislativo. Por isso, o mínimo que se pode fazer é dar-lhe um trâmite rápido, tendo em conta o esforço que representou para os organizadores recolher as assinaturas necessárias para a sua apresentação e porque mostram que existe uma exigência de discutir este assunto”, explicou o deputado Pedro Puy Fraga (PP).

A proposta de lei a discutir na sessão plenária do dia 14 foi desenvolvida durante o ano de 2012 pela comissão promotora da Iniciativa Legislativa Popular (ILP) “Valentín Paz-Andrade” e reclama “o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a lusofonia”, pretensão plasmada em três artigos.

“Desejamos que os quatro grupos políticos do parlamento [da Galiza] aprovem a toma em consideração por unanimidade”, explicou hoje à agência Lusa Joám Evans Pim, membro da comissão promotora da ILP “Valentim Paz-Andrade”.

Segundo a comissão, esta sessão parlamentar “será histórica para o português da e na Galiza”, durante a qual os deputados decidirão se aceitam ou não que esta proposta seja “tomada em consideração”, que é o “passo prévio a ser tornada em Lei”.

O primeiro dos três artigos da proposta define que o governo galego “incorporará progressivamente, no prazo de quatro anos, a aprendizagem da língua portuguesa em todos os níveis de ensino regrado” e que o domínio do português “terá especial reconhecimento para o acesso à função pública e concursos de méritos”.

No segundo artigo estabelece-se que o relacionamento “a todos os níveis” com os países de língua oficial portuguesa “constituirá um objetivo estratégico” do governo galego, nomeadamente fomentando a participação das instituições regionais em fóruns lusófonos económicos, culturais, ambientais e desportivos, bem como a organização na Galiza de eventos “com presença de entidades e pessoas de territórios que tenham o português como língua oficial”.

Determina ainda, no terceiro artigo, que o governo regional “tomará quantas medidas forem necessárias para lograr a receção aberta em território galego das televisões e rádios portuguesas mediante Televisão Digital Terrestre”.

“Se a maioria dos deputados votar favoravelmente esta tornar-se-á em Lei da Galiza. Reunimos com os quatro grupos parlamentares e confiamos que todos eles votem favoravelmente”, sublinhou Joám Evans Pim.

Os promotores da proposta apontam a necessidade de as instituições daquela região autónoma de Espanha valorizarem o galego “como uma língua com utilidade internacional”, tendo em conta que, recordam, o “português nascido na velha Gallaecia” é hoje um idioma de trabalho de vinte organizações internacionais, sendo língua oficial de nove países e do território de Macau, na China.

“É preciso que as nossas empresas e organismos públicos aproveitem a nossa vantagem linguística, um valor que evidencia a importância mundial da Língua e o crescente papel de blocos como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, lê-se na mesma proposta.

Fonte: RTP Notícias

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes