Padre constata pouca utilização das línguas nacionais

O padre Basílio Tchikale disse hoje (19/06/2013), em Luanda, constatar no país uma fraca utilização das línguas nacionais quer no setor público, quer na sua inserção no processo de ensino e aprendizagem. O sacerdote teceu estas considerações ao apresentar a obra literária infantil Kauyka, em língua umbundo, kimbundo e português, da autora de Ana Maria de Oliveira.

Apesar da fraca utilização das línguas nacionais, Basílio Tchikale referiu que registra-se um incremento na formação de professores dessas línguas e de especialistas no mesmo ramo.
Em presença da ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, o padre sublinhou ainda a escassez bibliográfica a nível superior e básico.
Na sua intervenção, o padre fez referência a elementos importantes do livro como “O lar onde os pais se amam e dedicam uma especial atenção aos filhos”, “O conceito de família que não se restringe ao núcleo pais/filhos, bem como os vizinhos que são partes integrantes”.
Realçou que outro elemento a mencionar é a paternidade e maternidade responsáveis, o binômio lar/escola que exige uma harmoniosa cooperação entre ambas instituições.
Por sua vez, Ana Maria de Oliveira realçou o esforço das diversas instituições para a valorização das línguas nacionais.

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes