Oficina audiovisual sobre o Rio Negro atrai jovens do Amazonas
O Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro é tema de oficina audiovisual promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Amazonas (Iphan-AM). O curso teve início em junho deste ano em três municípios diferentes – São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos (noroeste amazônico) e tem como público-alvo jovens entre 15 a 29 anos das cidades ou das comunidades de cada um dos municípios.
O objetivo é filmar longas de curta e média duração sobre o Sistema e abordar a cultura em sua ampla geografia. Assim, a oficina é dividida em dois módulos, cada um com duração de 14 dias.
O primeiro aborda noções básicas de filmagem, fotografia e captação de som. Já o segundo módulo, a montagem das imagens geradas e tradução das narrativas feita pelos próprios alunos.
O principal foco é apresentar as roças e quintais da cidade e das comunidades, as práticas, os lugares, os objetos e os alimentos gerados, bem como as narrativas dos conhecedores de cada município.
Oficinas em andamento
As oficinas do primeiro módulo foram realizadas entre junho e agosto deste ano. As do segundo módulo estão em andamento e já estiveram em Santa Isabel do Rio Negro entre 23 de novembro e 06 de dezembro. A de Barcelos tem início neste dia 09 e segue até 21 de dezembro e a São Gabriel da Cachoeira será de 13 a 27 de janeiro. A edição final será em Manaus, com participação de três alunos envolvidos nas oficinas, entre 19 e 29 de fevereiro.
Mais informações:
E-mail: iphan-am@iphan.gov.br
Tels.: (92) 3633.1532 – 3633-5695
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
Fonte: Portal do Iphan