Ministros aprovam regras para Fundo Mercosul Cultural

Ministros aprovam regras para Fundo Mercosul Cultural

Encontro de ministro da cultura do Mercosul aconteceu em Buenos Aires e discutiu a integração entre os países participantes - Foto: Silvina Frydlewsky / Ministerio de Cultura de la Nación.

Encontro de ministro da cultura do Mercosul aconteceu em Buenos Aires e discutiu a integração entre os países participantes – Foto: Silvina Frydlewsky / Ministerio de Cultura de la Nación.

Os ministros de Cultura do Mercosul se reuniram nesta quarta-feira (26/11), em Buenos Aires, e discutiram pontos importantes para avançar a integração entre os países da região. Um dos itens foi a aprovação das regras para o fundo que vai financiar iniciativas culturais de pessoas físicas ou jurídicas dos países do bloco.

Cada país do Mercosul deve ainda aprovar a criação do fundo em seus parlamentos. O objetivo é estimular projetos conjuntos de dois ou mais países em diversos segmentos culturais. Participaram do encontro a ministra brasileira Ana Cristina Wanzeler e representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Peru, Equador e Colômbia.

“Esse encontro tem um valor simbólico na construção de políticas públicas para o desenvolvimento regional”, afirmou a ministra, Ana Wanzeler, que recebeu da Argentina a presidência pró-tempore do Mercosul Cultural. Nos próximos seis meses, o Brasil vai conduzir as discussões de políticas culturais no bloco.

Selo cultural

Também houve avanços na discussão para implementar o Selo Mercosul Cultural. Trata-se de uma certificação que vai facilitar a circulação temporária na região, por exemplo, de um quadro para uma exposição de artes plásticas ou de equipamentos destinados a um show musical.

“O Mercosul cultural existe muito antes do Mercosul político. Já existia nos deslocamentos das pessoas entres os países da região”, disse a ministra da Cultura da Argentina, Teresa Parodi, que é a primeira chefe do ministério, criado em março de 2014.

Os ministros aprovaram a postulação brasileira para que as Missões Jesuíticas (Guaranis, Moxos e Chiquitos) sejam reconhecidas como Patrimônio Cultural do Mercosul. Também foi aceita a indicação da erva mate para compor a lista de Patrimônio do bloco.

Vale-Cultura

Durante o encontro, Ana Wanzeler fez uma apresentação de políticas públicas do Brasil criadas nos últimos anos, como Vale Cultura, Sistema Nacional de Cultura (SNC), PAC das Cidades Históricas, CEUs das Artes e Pontos de Cultura.

Os países do Mercosul Cultural acompanham com entusiasmo a criação de políticas públicas no Brasil nos últimos 12 anos. Os exemplos mais citados e que geram curiosidade são os CEUs das Artes e o Vale-Cultura. “É muito estimulante o avanço nas políticas culturais do Brasil e também da Argentina”, disse o ministro venezuelano, Reinaldo Iturriza.

A vice-ministra de Cultura do Chile, Lilia Concha Carreño, também ressaltou a importância dos programas brasileiros que servem de referência para os demais países da América Latina. “Sentimos inveja de como o Brasil avançou em políticas públicas, institucionalizadas, na área cultural. ” Há um interesse de chilenos e colombianos pelo Vale-Cultura.

Segundo Lilia, o que também chama atenção no Brasil são os editais para inclusão de grupos minoritários, como mulheres e negros. “No Chile, estamos discutindo políticas com foco na diversidade cultural”, disse Lilia, se referindo à orientação atual do governo chileno para valorizar as culturas indígenas.

Fonte: Ministério da Cultura

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes