Língua Portuguesa perde importante Revista Científica

Logo_RBPI

O site do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais divulgou no último 25/02 em nota as novas normas de publicação da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI, dentre as quais se destaca a exclusão do português como língua de publicação, atribuindo ao inglês o status de única língua de publicação. Transcrevemos a seguir a lamentável nota, embasada em questionáveis justificavas.

RBPI tem novas normas de colaboração

O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI aprovou novas normas de colaboração, atualizadas com o intuito de aumentar a competitividade internacional do veículo e de sincronizá-lo com os desafios da publicação científica contemporânea.

A mais importante mudança é a adoção do inglês como único idioma de publicação – assim, as contribuições serão submetidas já nesse idioma. Essa medida permitirá o aumento da circulação internacional da Revista e da boa ciência que nela é publicada e o aumento dramático do universo de recrutamento de referees, uma vez que poderemos solicitar pareceres a especialistas que não conhecem português, garantindo assim, críticas e sugestões mais diversificadas e consistentes. O número 2/2015 (Volume 58 – No. 2), a ser lançado em dezembro do corrente ano, será publicado integralmente em língua inglesa, sem traduções para português ou espanhol.

Outra inovação importante é a definição de diretrizes éticas, que passam a reger as relações entre todos os atores envolvidos no processo de edição – autores, editores, referees e o staff da Revista. Assim, adotamos os padrões sugeridos pelo Committee on Publication Ethics (COPE), que consideramos compatíveis com os nossos propósitos.Nesse sentido, um a primeira medida concreta já tomada nas novas normas de colaboração é a adoção de mecanismo de verificação de plágio, a que serão submetidos todos os artigos que prosperarem no nosso processo de análise editorial.

A atualização das nossas normas de colaboração é o primeiro passo na atualização do perfil editorial da RBPI, que se consolida como um veículo de referência nacional e internacional.

Acesse as normas de colaboração aqui.

Fonte: Instituto Brasileiro de Relações Internacionais

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes