Ensino de línguas estrangeiras fará parte de reforma do ensino médio

O papel que o ensino das línguas estrangeiras desempenhará na reformulação do ensino médio vai fazer parte dos seminários estaduais que a comissão pretende realizar a partir do mês de abril.

A afirmação é do presidente do colegiado, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Ele destacou que esse foi um dos pontos da reformulação do ensino médio debatido por secretários de educação de todo o país, reunidos em São Luís (MA) na semana passada. O assunto também foi tema de debate nesta terça-feira (19), em audiência pública na Câmara proposta pelo deputado Francisco Praciano (PT-AM).

De acordo com o presidente da comissão, o ensino de línguas estrangeiras vai ser o 10º eixo temático que será debatido nos seminários estaduais. “Queremos debater esse assunto com os governos estaduais, a sociedade e com os professores e estudantes”, afirmou. Para o deputado Praciano, “o desconhecimento de outros idiomas pelo brasileiro tem feito com que indústrias especializadas prefiram se instalar na Argentina, ao invés do Brasil”, informou.

Durante a audiência pública desta terça-feira (19), vários pontos que prejudicam o ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas foram identificados. Entre eles, a formação inadequada dos professores, ultrapassados modelos de ensino, aulas pouco motivadoras e desconectadas com o cotidiano dos alunos. “Não podemos apostar na internacionalização do país se não atacarmos esse problema”, afirmou a professora da Faculdade de Educação da USP, Dra.Gretel Fernandéz, participante do encontro.

Identificado como modelo a ser seguido, o ensino de idiomas da rede pública do Distrito Federal foi elogiado por todos. O chefe do Núcleo dos Centros Interescolares de Línguas da Secretaria de Educação do DF, Juscelino Sant’Ana, revelou a receita do sucesso. “No DF, a política de ensino de línguas tem 38 anos de historia. É uma politica de governo que, independentemente do governante de plantão, tem continuidade”, afirmou.

Segundo ele, a formação sólida dos professores, aliada à carga horária extraclasse de 100 horas semanais, limite de alunos por classe e qualidade do ensino “faz com que os alunos, ao final de três anos de curso, dominem completamente o idioma estudado”, destacou Sant’Ana. Para o professor de linguística aplicada da UnB, José Carlos de Almeida Filho, o atraso do Brasil no ensino de outros idiomas é explicado pela historia.

“Durante séculos o acesso ao ensino foi negado a grande parcela da população, e sentimos isso nos dias atuais”, afirmou. Ainda segundo o professor, “por isso mesmo o país deve redobrar os esforços para reverter esse quadro”, concluiu.

Fonte: PT na Câmara

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes