Conselho da Língua Alemã de Blumenau: balanço e perspectivas

No último dia 19 de novembro foi realizada a última reunião de 2012 pelo Conselho da Língua Alemã de Blumenau (SC).

Instituído pela Lei Complementar n. 487, de 25 de novembro de 2004, o Conselho Municipal do Ensino da Língua Alemã é um órgão consultivo, de caráter permanente, vinculado ao gabinete do prefeito. De composição paritária entre Governo e Sociedade Civil, possui o objetivo de gerir uma política de incentivo à língua e à cultura alemã e do ensino bilíngue português/alemão no Município de Blumenau.
 
O IPOL acompanha o Conselho desde a sua proposição, que ocorreu em uma formação com professores de alemão do município (realizada pelo IPOL em 2002) quando a ideia para sua criação emergiu como um desdobramento político-linguístico desse mesmo curso. Atualmente, o IPOL é uma das instituições que compõem e participam do Conselho da Língua Alemã de Blumenau.
 
Na última reunião do ano de 2012, foram retomadas e avaliadas as ações desenvolvidas durante 2012, dentre as quais destacou-se a mobilização do município, especialmente das instituições escolares, em torno do Dia da Língua Alemã no município, realizado pela primeira vez no último dia 3 de outubro por iniciativa do Conselho da Língua Alemã. Na próxima oportunidade, provavelmente as comemorações terão alcance ainda maior já recentemente a data foi oficialmente instituída no município através da Lei n.7.801 de 29 de outubro de 2012.
 
Para 2013, o Conselho prevê e planeja diversas ações em prol da manutenção e da promoção da língua alemã e de seu ensino no município de Blumenau.
IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes