Até 2014, Rio de Janeiro ganhará quatro escolas bilíngues

A rede estadual de educação do Rio de Janeiro ganhará quatro instituições bilíngues até o mês de fevereiro de 2014. A Secretaria Estadual de Educação informa que a primeira destas escolas será inaugurada ainda no segundo semestre de 2013 e contara com ensino em português e mandarim – chinês. As outras três escolas que serão inauguradas até fevereiro próximo terão espanhol, francês e inglês.

As escolas serão coordenadas através de parcerias com instituições internacionais e governos estrangeiros. Na segunda-feira, dia 10, o governo do Rio assinou convênios com o Ministério da Cultura e Esporte da Espanha, o Instituto Confúcio da China, o governo do condado de Prince George, no estado de Maryland, nos Estados Unidos e com o Consulado-Geral da França no Rio.

Houve também a formalização de convênios para que haja o ensino de audiovisual, biotecnologia e gastronomia nas escolas mantidas pelo governo estadual. Wilson Risolia, secretário estadual de Educação, a princípio serão beneficiadas dez escolas, mas a expectativa é que a proposta seja ampliada para todos os colégios da rede estadual de educação.

O secretário admite que a meta é bastante ousada, já que são 1.350 instituições. Além disso, a implantação de escolas bilíngues e cursos exigem preparo adequado de laboratórios e infraestrutura. O secretário explica que a escola bilíngue chinesa que começa a atender no segundo semestre deste ano será o projeto piloto. As com ensino de inglês, francês e espanhol estarão prontas para o começo do ano letivo de 2014.

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes