Apenas 27% dos professores do Brasil têm curso superior

Não obstante, a classificação dos professores melhorou quando comparada ao censo de 1998, de acordo com estudo divulgado pelo MEC. Apenas 27% dos 809 mil professores de 1a à 4a série completou o ensino superior. Cerca de 12 mil nem se quer concluíram o ensino fundamental. Entre os docentes da 5a à 8a série, 74% têm diploma superior.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, todos os professores do ensino fundamental deverão ter licenciatura até janeiro de 2007.

Entre os cerca de 450 mil professores do ensino médio, 89% têm diploma de nível superior. O restante já deveria ter a licenciatura, segundo a legislação em vigor. No entanto, existem 244 professores nesse nível que só completaram o ensino fundamental Outros 49, nem isso.

Apesar disso, a qualificação dos professore melhorou quando comparada ao Censo de 1998. Segundo o Ministério da Educação, houve uma redução de mais de 50% na quantidade de professores sem ensino médio completo nas primeiras séries do fundamental.

Enquanto o número de docentes de pré-escola aumentou 13% entre 1998 e 2001, o crescimento de professores com curso superior aumentou 40%. De acordo com o MEC, a melhoria é um reflexo dos programas do órgão que promovem, a formação dos professores. “Também é uma resposta dos Estados e dos municípios à LDB e ao Plano Nacional de Educação”, disse Maria Helena de Castro, secretária-executiva do MEC.

Nas creches, 82% dos docentes completaram o curso médio ou superior.

O despreparo do professor pode influenciar o grau de repetência do aluno. Também tem efeito no abandono escolar quando o aluno para de freqüentar a escola, mas retorna. Em 2001, 3,4 milhões de alunos foram afastados do ensino fundamental por abandono. No ensino médio, esse número chegou a 1,1 milhão.

No total, existem cerca de 2,3 milhões de professores que exercem atividade em sala de aula do ensino básico no país. Eles estão distribuídos em 218 estabelecimentos e dão aula para mais de 54 milhões de estudantes.

No ensino supletivo, 36% dos professores não cursaram o ensino superior. Na educação técnica, 90% têm curso superior.

Ano letivo no ano passado: Reprovados 4,4 milhões de alunos

No ano passado, 4,4 milhões de alunos do ensino fundamental e médio foram reprovados. Isso equivale a 10,8% e 7,3% do total de alunos matriculados em cada nível, respectivamente. No total, existem 54.362.501 alunos em toda educação básica, que vai desde a creche até o ensino médio. Os dados são parte do Censo Escolar 2001, divulgado ontem pelo Ministério da Educação.

Apesar da repetência, o levantamento mostra melhoria no fluxo escolar. De acordo com o governo, esse fenômeno é constatado com a redução de matrículas no início do fundamental e o aumento nas séries mais altas. A comparação foi feita com os dados de 1998. No período de 1998 a 2001, o número de alunos nas quatro primeiras séries do ensino fundamental diminuiu 8% Nas séries restantes, o aumento foi de 8%. No ensino médio, as matrículas cresceram 21%. O número de alunos que concluiu o ensino médio também aumentou em 49.303-27,5%, entre 2000 e 2001. No ano passado 2,6 milhões de alunos concluíram o ensino fundamental.

Mesmo com o fluxo melhor, o Ministério da Educação reconhece que a distorção idade-série ainda é um problema grave no ensino brasileiro. Entre 1998 e 2001, a parcela de alunos do ensino fundamental que estão na idade correta para a série, isto é, até 14 anos, passou de 76% para 78%. “É um progresso lento e gradual”, afirmou Maria Helena de Castro, secretária-executiva do Ministério.

No ensino médio, de um total de 8,4 milhões de alunos, menos da metade entre 15 e 17 anos, idade “correta” para o nível. 54% já passaram dos 18 anos. Segundo o Ministério, o motivo disso é o impacto do retorno à escola de pessoas mais velhas que terminaram o ensino fundamental. Nessa etapa, quase 8 milhões de estudantes têm mais de 15 anos, de um total de 35 milhões de matriculados.

Para sanar o problema, o Ministério da Educação defende a continuidade -independentemente da mudança de governo- dos planos de ampliação do tempo que o estudante passa na escola e de melhoria na capacitação dos professores.

Hoje, os alunos ficam uma média de 4 horas e 15 minutos na escola. O ideal seriam 5 horas. Além disso, o preparo do professor também influencia o progresso dos alunos. “Não adianta reprovar de forma automática”, disse Maria Helena.

Fonte: SUWWAN, Leila. Apenas 27% dos Professores do Brasil tem Curos Superior. A Crítica, Manaus, 24 maio 2002, p. 08

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