Brasil cai de posição no índice de conectividade

GCIBrasil cai de posição no índice de conectividade

Em 2014, o Brasil liderava a conectividade do bloco dos BRICS, mas agora ocupar terceira posição.

O Índice Global de Conectividade (Global Connectivity Index 2015 o GCI) da Huawei, divulgado no dia 9 de outubro, aponta que o Brasil caiu para a terceira posição entre os países do BRICS em termos de conectividade. No ano passado, o Brasil liderava a conectividade do bloco.

Conforme o relatório, Brasil está no topo do grupo denominado “seguidor” no ranking global, ocupando a 26ª posição, e se apresenta como um dos líderes no bloco dos países em desenvolvimento, com o 6º lugar. Na América Latina, está atrás apenas do Chile (20ª posição no ranking global) e está em terceiro no BRICS, atrás da China (23º) e da Rússia (25º).

Os países em desenvolvimento – tendo o Brasil, China, Chile e Emirados Árabes liderando este grupo no GCI – têm diminuído a distância em relação aos países desenvolvidos em termos de oferta de conectividade. Entretanto, os mercados em desenvolvimento ainda estão atrás das economias maduras quando se trata de demanda de conectividade e experiência.

Entre os países em desenvolvimento, o Brasil ocupa a oitava colocação em penetração de banda larga móvel, liderando o grupo. A expectativa é que o país avance nas próximas edições do GCI em vista do Plano Nacional de Banda Larga, promovido pelo Governo Federal. Por outro lado, em relação à acessibilidade de banda larga, especialmente a móvel, o Brasil ocupa as últimas colocações, em 39ª posição mundial.

Os dados completos do GCI podem ser acessados aqui.

Fonte: tele.síntese

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes