App de tradução comunitária funciona como jogo e rede social

App de tradução: o Linqapp agora está disponível para usuários de iPhone - Foto: Divulgação/Linqapp.

App de tradução: o Linqapp agora está disponível para usuários de iPhone – Foto: Divulgação/Linqapp.

App de tradução comunitária funciona como jogo e rede social

Marina Demartini, de EXAME.com

São Paulo – O Google Tradutor é muito criticado pela ausência do toque humano em suas traduções. Afinal, quem nunca tentou, por exemplo, traduzir provérbios e expressões tipicamente brasileiros no serviço e obteve palavras totalmente sem sentido em inglês?

Para preencher essa lacuna, uma start up de Taiwan criou o aplicativo Linqapp. O app está disponível para smartphones com Android desde 2013. Porém, apenas neste mês que a empresa lançou o Linqapp para os usuários de iPhone.

O Linqapp combina as pessoas que precisam de traduções com outros indivíduos que falam a língua solicitada. O app envia uma notificação de que uma pergunta foi feita para os usuários nativos e que uma tradução é necessária. Assim, quem pediu a resposta pode recebê-la em poucos minutos.

O serviço funciona como um jogo: cada pergunta vale uma quantidade de créditos. Se o usuário responder de maneira correta, ele recebe esses pontos e sobe no ranking do aplicativo, tornando-se um tradutor de confiança. Como em outras redes sociais, no Linqapp é possível seguir e ser seguido por outros usuários.

Além das questões e respostas escritas, o Linqapp também permite que os usuários publiquem áudios e fotos. Desse modo, alguém pode traduzir algo que está no cardápio de um restaurante ou até receber a tradução quase simultânea de uma palestra.

Encontrar parceiros para praticar outras línguas também é fácil no app. A ferramenta “mensagem” possibilita que você envie perguntas, textos e troque ideias com outros usuários do Linqapp.

Colaboradores frequentes são recompensados quando outros usuários enviam pontos para o seu perfil. Isso eleva a reputação dessas pessoas como tradutores de confiança.

Linqapp: é possível seguir, responder e fazer perguntas para outros usuários do app - Foto Reprodução/EXAME.com.

Linqapp: é possível seguir, responder e fazer perguntas para outros usuários do app – Foto Reprodução/EXAME.com.

Nós testamos o Linqapp e a tradução é realmente rápida. Quando perguntamos “Como eu posso dizer calendário em inglês?”, recebemos a resposta correta em 4 minutos. A única ressalva do aplicativo é que as notificações com perguntas são constantes, o que irrita um pouco.

As linguagens mais populares do aplicativo são inglês, espanhol, francês, chinês, alemão, italiano e português, segundo João Jardim, gestor de marketing do Linqapp para países de língua portuguesa. O aplicativo possui 25 mil usuários ativos que falam 79 línguas diferentes.

O Linqapp está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.

Fonte: EXAME.com

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes