Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
Filmes da Unesco retratam Diversidade Cultural
No dia 21 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Dois curtas produzidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) fazem um interessante retrato do tema. Confira!
Leia também: Respeito, paz e necessidade de avanços marcam Dia Mundial da Diversidade Cultural
Filme institucional do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (IFCD)
O filme ilustra, por meio de imagens e ilustrações gráficas, como o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (International Fund for Cultural Diversity – IFCD) investe na criatividade para transformar sociedades. Estabelecido pela Convenção da Unesco sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais de 2005, o IFCD é uma plataforma de cooperação cultural internacional que apoia mais de 60 projetos nas áreas de desenvolvimento de empreendedorismo e negócios, novas tecnologias e inovação, autonomias individuais e de grupos sociais. O filme incentiva os que o assistem a fazer contribuições para o IFCD para investir na criatividade em países em desenvolvimento e transformar sociedades para alcançar o desenvolvimento sustentável.
CULTRIP, uma viagem pelas indústrias culturais
CULTRIP é um filme de ficção de 5 minutos, no qual quatro personagens de videogame fornecem elementos-chave para compreender os conceitos e definições da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais de 2005. O filme é como se fosse um videogame, em que Azulão, Verde Poderoso, Laranja de óculos e Botas Cor de Rosa são os heróis que mostram a importância da promoção das indústrias criativas e culturais para o desenvolvimento humano e econômico. Young Edel Rodríguez (Mola) é o ilustrador que criou todos os personagens e, com a ajuda da equipe de dez membros criativos, ou seja, assessores, produtores, roteiristas, editores e pós-produtores, criou um material audiovisual divertido e dinâmico. O vídeo constitui um novo produto promocional eficaz que também faz parte da campanha internacional liderada pela Unesco para incluir a cultura na revisão dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em 2015.
Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura com informações da Unesco.
Fonte: Ministério da Cultura