Professores são capacitados para viabilizarem o ensino a partir do interesse dos alunos

Alunos do Eja foram os primeiros a apresentar resultados obtidos em pesquisas Uma prática pedagógica inovadora está mudando a rotina das salas de aula em Balneário Piçarras. A Secretaria da Educação está capacitando os professores da rede municipal para adotarem o ensino via pesquisa, que estimula os estudantes a construírem o conhecimento a partir de interesses comuns. Os primeiros resultados começaram a aparecer na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde o método já é adotado.

Para implementar a nova metodologia, a Secretaria da Educação contratou o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, que assessora a formação continuada dos professores das escolas municipais. A secretária da educação, Ireli vieira dos Santos, explica que a medida atende a uma necessidade de métodos que estejam em sintonia com as novas necessidades da sociedade:

– O objetivo é a construção conjunta do conhecimento, não há mais lugar para se trabalhar a informação pela informação. Agora, mais do que nunca, é preciso aprender descobrindo, da maneira mais prazerosa possível. – Nesse contexto, de acordo com Ireli, o professor é um organizador das problemáticas abordadas pelos alunos sob diversos aspectos.

EJA é pioneiro

Os primeiros projetos desenvolvidos a partir do ensino via pesquisa foram apresentados pelos alunos da EJA, em maio. Cada turma buscou informações e métodos de apresentação para se aprofundar sobre o tema escolhido. “Eles ficaram nervosos no começo, mas conseguiram atingir os objetivos propostos e perceberam a importância de saber falar com propriedade sobre o tema pesquisado”, afirma a diretora pedagógica Jussander de Borba.

Nesse processo em que todos aprendem juntos, a avaliação também é tarefa do aluno. De acordo com Jussander, os problemas encontrados nessa primeira experiência servirão de ponto de partida para os próximos trabalhos. Os professores e a coordenação do EJA já estudam novos desafios que serão propostos para os jovens pesquisadores que, entusiasmados, estão mais exigentes quanto as próprias escolhas.

Mais Informações:
Jussander de Borba – Diretora de Ensino
47 3345 4778 sedensino@picarras.sc.gov.br

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes