Dia da Língua Materna foca o valor da ciência

No mundo existem mais de seis mil línguas faladas, metade pode desaparecer até o fim deste século

Este ano, o Dia Internacional da Língua Materna foca a ligação entre a ciência e as línguas locais. Vários especialistas reuniram-se em Paris, para discutir o papel da línguas locais para a partilha do conhecimento tradicional e indígena

Por esse motivo, a importância da preservação dos idiomas ganha especial destaque nesta data. Irina Bokova, diretora da UNESCO, frisa que as «línguas garantem acesso ao conhecimento cultural e científico». Por isso, este ano, o Dia Internacional da Língua Materna foca a ligação entre a ciência e as línguas locais.

«Para a UNESCO, a língua é um fator fundamental, não só de disseminação da ciência, mas também um instrumento de colaboração científica. Trazer o papel da língua mãe no desenvolvimento científico dos países, das comunidades, pareceu-nos um tema bastante interessante para 2014. Uma parte deste tema está bastante ligado ao conhecimento tradicional, que é transmitido oralmente através dessas línguas», explicou Lídia Brito, diretora de Ciência da Unesco, à Rádio ONU.

Para assinalar a data, a sede da UNESCO acolhe esta sexta-feira vários eventos. Em Paris (França), especialistas vão discutir o papel das línguas locais para a promoção do conhecimento tradicional e indígena. A agência das Nações Unidas aproveita ainda a data para destacar a importância do ensino da língua-mãe em comunidades bilingues, em especial nos primeiros anos de aprendizagem da criança.

Texto Juliana Batista | Foto Lusa | 21/02/2014 | 17:24

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes