I Seminário OLEEI – OEEI: A Educação Escolar Indígena e as Línguas
Data: 17 e 18 de Outubro de 2012
Local: Auditório Neidson Rodrigues – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG)
Apresentação: O Sub-Projeto Observatório Linguístico da Educação Escolar Indígena se propõe a construir uma perspectiva de análise da relação da educação escolar indígena Guarani-Mbya com as línguas das comunidades envolvidas.
A constituição de observatórios é uma estratégia de transformação de levantamentos, diagnósticos, avaliações e outros elementos de investigação da realidade social em uma política permanente, que permite transitar entre dados obtidos por estes instrumentais diferenciados, cada um com sua própria metodologia, e que, para além disso, permite constituir séries históricas de dados que são mais do que a fotografia instantânea de uma situação, e que permitem o acompanhamento da evolução daquela realidade através do tempo.
Assim sendo, há Observatórios das mais diferentes atividades humanas, mas nos interessam mais especialmente os Observatórios da Educação e, paralelamente, os Observatórios de Línguas (de grandes línguas oficiais como o português ou o francês, bem como, de pequenas línguas minorizadas, como o catalão e o galego).
No caso do Brasil, a CAPES, em parceria com o INEP, desenvolveu o Observatório Brasileiro da Educação, de que o Observatório da EEI é uma parte. Numa relação de mesmo tipo, o Observatório Linguístico da Educação Escolar Indígena será parte constitutiva do Observatório da Educação Escolar Indígena, na medida em que a lei define as escolas desta modalidade (ou sub-sistema) como Escolas Bilíngues, tentando concretizar assim os princípios do direito linguístico enunciados na Constituição Federal de 1988 e em uma série de outros documentos, que garantem aos povos indígenas suas culturas e línguas.
Objetivos: Discutir com lideranças e professores indígenas, especialistas, equipe e convidados especiais, as políticas lingüísticas e ações que amparam e promovem a língua Guarani, sobretudo no âmbito da Educação Escolar Indígena. Incorporar as análises e discussões propostas no Seminário no modelo proposto para o Observatório. Promover o diálogo entre as experiências das escolas e pesquisas sobre a língua Guarani com as experiências dos demais povos indígenas que participam do OEEI.
Para acessar a programação do Seminário clique aqui.
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